NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA

Em 1993, o mountain bike brasileiro ainda dava as suas primeiras pedaladas quando dois engenheiros especialistas em ciências dos materiais e projeto de sistemas hidráulicos decidiram realizar seus sonhos e iniciaram o desenvolvimento das primeiras suspensões de bicicletas que seriam fabricadas no Brasil. Nesse momento, nasceu a ProShock!

Os primeiros projetos se transformaram em protótipos que foram testados e aprimorados pelos sócios até chegar à primeira suspensão, modelo H50, que seria apresentada ao mercado. A H50 era uma suspensão hidropneumático (ar/óleo) com opção de regulagem da pressão das câmaras de ar, sendo considerada uma suspensão de alta tecnologia para a época. A fabricação dessa suspensão era artesanal e feita no fundo da casa de um dos sócios, sendo este o local de início das atividades da ProShock.

A partir do projeto da H50 foi desenvolvido uma linha completa de suspensões incluindo modelos como a HR60 e HR70 que ficaram famosos nos anos 90 por terem sido usados por campeões brasileiros de montain bike.

O início

A partir do projeto da H50 foi desenvolvido uma linha completa de suspensões incluindo modelos como a HR60 e HR70 que ficaram famosos nos anos 90 por terem sido usados por campeões brasileiros de montain bike.

A expansão

A expansão da linha de suspensões, em 1997, impulsionou o crescimento da empresa e o pequeno espaço no fundo de casa não era mais suficiente para atender à demanda da produção. A fábrica precisava de um local maior e em uma esquina no bairro vizinho, iniciou-se a construção da nova sede da empresa.

A evolução do negócio com foco no desenvolvimento de novas tecnologias gerou a necessidade de ampliar a equipe e em 2003 um jovem engenheiro iniciou sua carreira na ProShock. Alguns anos mais tarde esse jovem passou a ser diretor e a fazer parte da sociedade da empresa.

No anos de 2004 a ProShock apresentou ao mercado a conhecida linha Ultra, sendo a primeira linha de suspensões a utilizar o monobloco em liga de magnésio fabricado no Brasil. A principal suspensão dessa linha era a ultra XC, indicada para cross country e muito utilizada pelos atletas em competições dessa época.

Em 2007 foi desenvolvido o conceituado sistema Dual Air, o qual foi utilizado no projeto de suspensão One Air, sendo esta, a primeira suspensão da ProShock apresentada ao mercado com esse sistema de duas molas de ar.

O prêmio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), recebido no ano de 2009, reconheceu todo o empenho e construção dos valores da marca. Ter sido agraciada com o primeiro lugar nacional em Inovação e Produtividade na Micro e Pequena Empresa é um grande mérito e a ProShock foi a primeira e única empresa do setor de duas rodas a receber essa honraria no Brasil.

O reconhecimento

A inovação

O ano de 2013 representa mais um marco na história, o lançamento da linha de suspensões com tecnologia P32 e hastes de 32mm de diâmetro. Um projeto que proporcionou melhor performance e satisfação para os ciclistas brasileiros.

Em 2017 a ProShock inovou novamente e lançou a suspensão Viber, com a exclusiva tecnologia SVI que permite ao ciclista regular o sistema hidráulico para que a suspensão fique firme ao pedalar por terrenos regulares, mas amorteça os impactos de terrenos irregulares. Esse sistema utiliza o conceito de trava automática e traz diversas vantagens para o ciclista.

No ano de 2020 a ProShock lançou o seu primeiro curso de manutenção online. O curso foi ministrado utilizando recursos de uma plataforma online específica para aprendizado à distância. A suspensão escolhida para esse primeiro curso foi a Onix/Onix Dark e a ProShock foi a primeira empresa desse setor a oferecer um curso online oficial de fábrica no Brasil.

Em 2021 a ProShock rompeu mais uma barreira e lançou a tão esperada linha de suspensões com eixo passante de 15x100mm. Essa linha foi desenvolvida com o conceito Spider que trouxe um design único, arrojado e robusto para as suspensões proporcionando uma rigidez excepcional e uma beleza singular. Além das vantagens estruturais, essa linha foi desenvolvida com diversas melhorias que resultaram em um produto premium para o mercado brasileiro e internacional.

Há mais de 28 anos temos oferecido produtos de alta qualidade, desenvolvidos por profissionais capacitados, movidos à paixão por: bicicletas, tecnologia e inovação.

A paixão

Nosso lema é “Tecnologia e Inovação 100% brasileira”. Continuaremos evoluindo e buscando sempre o melhor para oferecer aos nossos clientes. Essa é a ProShock!

Precisa de ajuda?